Fundado em 29 de Janeiro de 1939, por João Ricardo Lopes Leal, Gervásio da Silva, Adriano Freitas, Albino Pires, António Gomes, Artur Silva, Joaquim Vidigal, Carlos Agrela, Manuel Neto, o Sporting Clube Marinhense é hoje um dos maiores clubes da Marinha Grande não só pelo número de atletas que movimenta, como também pelo palmarés que possui nos diversos escalões de todas as modalidades a que se dedica.

Além das atuais modalidades de basquetebol, hóquei em patins e da patinagem artística, o clube também já teve andebol, futebol salão, judo, taekwondo e pesca pesportiva. A nível cultural, o Sporting Clube Marinhense teve um grupo cénico, cujo grande animador foi José Ricardo Pereira Galo, e foram levadas à cena peças como “Fome e Honra” e “Quando a Embra Canta”.

O clube teve a sua primeira sede social numa pequena casa alugada à família Grácio, até que em 1943, um grupo de sócios entre os quais os sócios fundadores, resolveram empreender a construção de uma sede própria em terreno oferecido por Gervásio da Silva e inaugurada a 7 de Maio de 1944.

img089

Sede Social

Na sede funcionava um bar e eram praticados jogos de salão: bilhar, ténis de mesa, cartas e dominó.

O Sporting Clube Marinhense está filiado na Federação Portuguesa de Basquetebol, Federação Portuguesa de Patinagem, Associação de Basquetebol de Leiria e na Associação de Patinagem de Leiria. É hoje em dia um clube ecléctico, e com cerca de 800 sócios activos e perto de 250 atletas, é um pólo gerador de desporto, de e para todos, e um eixo essencial na cidade da Marinha Grande e na região centro do país.

Basquetebol 

No ano de 1949 iniciou-se a prática do Basquetebol no clube, num improvisado campo e tabelas montadas em pinheiros. Em 7 de Junho de 1958 era inaugurado o ringue de patinagem em cimento, onde passaram a ser realizados os jogos de basquetebol e andebol. No basquetebol o clube era à época  o melhor representante do distrito nos Campeonatos Nacionais da I Divisão. Tendo obtido na época de 1968-1969 o honroso lugar de terceiro classificado.

img429

O Ringue

Mais recentemente, na época 2000/2001, sagrou-se Campeão Nacional de Seniores Masculinos da então 2ª Divisão, tendo superado o Pinhalnovense na final disputada no Pavilhão Municipal de Constância.

1966 – Meias-finais da Taça de Portugal  (Seniores/Masc.);
1968 – 6.º Lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão  (Seniores/Masc.);
1969 – 3.º Lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão  (Seniores/Masc.);
1993 – 4.º Lugar na Taça Nacional (Cadetes Masculinos);
2001 – Campeão Nacional Seniores Masculinos 2ª Divisão B (Seniores/Masc.).

Campeões Nacionais Seniores – 2ª Divisão B

Hóquei em Patins

O Hóquei em Patins iniciou-sem 1958, e tem sido a modalidade que, na Marinha Grande, mais público tem atraído e também aquela que mais paixões e alegrias tem dado aos marinhenses tendo durante vários anos perseguido a subida à primeira divisão sonho que seria alcançado no final da época de 1995/1996 sob a batuta do treinador conimbricence Vasco Vaz, no ano em que era Presidente do clube o Eng. José Pires.

Na época de 1990/1991, dispondo de um plantel de luxo recheado de jovens valores da formação, o clube sagra-se Campeão Nacional de Seniores Masculinos da  3ª Divisão. Um momento histórico na vida do clube.

1987 – 2º lugar no Campeonato Nacional (Iniciados/Masc.);
1987 – 2º lugar no Campeonato Nacional (Iniciados/Masc.);                                                                                           1991 – Campeão Nacional da 3ª Divisão (Seniores/Masc.);
1996 – 1º lugar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro (Seniores/Masc.);
1997 – 10º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão (Seniores/Masc.);

2016 – Campeão Nacional da 3ª Divisão (Seniores/Masc.).

Campeão 1990-1991

Campeões Nacionais Seniores – 3ª Divisão

Patinagem Artística

Em 1975 sob a orientação de Virgílio da Cruz Ferreira e Luísa Santos iniciou-se no clube o ensino da Patinagem Artística modalidade que rapidamente ganhou o entusiasmo dos jovens da Marinha Grande. Tendo alcançado vários títulos nacionais.

1987 – 1º lugar no Campeonato Nacional de Pares (Juniores Masc/Fem);                                                               1989 – 1º lugar no Campeonato Nacional de Pares (Juniores Masc/Fem);
1990 – 6º lugar no Campeonato da Europa – Nadia Silva/Jorge Paulino (Iniciados Masc/Fem);
1991 – 1º lugar na Taça Ibérica – Joana Gonçalves (Juvenis/Femininos);
1993 – 1º lugar no Campeonato Nacional (Iniciados/ Masculinos).

Em 1996 a Câmara Municipal da Marinha Grande, distingue o Sporting Clube Marinhense com a Medalha de Valor Desportivo com Fita.

Em 1999 o Governo Português agracia o Sporting Clube Marinhense com a Medalha de Bons Serviços.