Sporting Clube Marinhense

Fundado em 29 de Janeiro de 1939, por João Ricardo Lopes Leal, Gervásio da Silva, Adriano Freitas, Albino Pires, António Gomes, Artur Silva, Joaquim Vidigal, Carlos Agrela, Manuel Neto, o Sporting Clube Marinhense é hoje um dos maiores clubes da Marinha Grande não só pelo número de atletas que movimenta, como também pelo palmarés que possui nos diversos escalões de todas as modalidades a que se dedica.

Além das atuais modalidades de basquetebol, hóquei em patins e patinagem artística, o clube também já teve andebol, futebol salão, judo, taekwondo e pesca desportiva. A nível cultural, o Sporting Clube Marinhense teve um grupo cénico, cujo grande animador foi José Ricardo Pereira Galo, e foram levadas à cena peças como “Fome e Honra” e “Quando a Embra Canta”.

O clube teve a sua primeira sede social numa pequena casa alugada à família Grácio, até que em 1943, um grupo de sócios entre os quais os sócios fundadores, resolveram empreender a construção de uma sede própria em terreno oferecido por Gervásio da Silva e inaugurada a 7 de Maio de 1944.

img089

Sede Social

Na sede funcionava um bar e eram praticados jogos de salão: bilhar, ténis de mesa, cartas e dominó.

O Sporting Clube Marinhense está filiado na Federação Portuguesa de Basquetebol, Federação Portuguesa de Patinagem, Associação de Basquetebol de Leiria e na Associação de Patinagem de Leiria. É hoje em dia um clube ecléctico, e com cerca de 800 sócios activos e perto de 250 atletas, é um pólo gerador de desporto, de e para todos, e um eixo essencial na cidade da Marinha Grande e na região centro do país.

Basquetebol 

No ano de 1949 iniciou-se a prática do Basquetebol no clube, num improvisado campo e tabelas montadas em pinheiros. Em 7 de Junho de 1958 era inaugurado o ringue de patinagem em cimento, onde passaram a ser realizados os jogos de basquetebol e andebol. No basquetebol o clube era à época  o melhor representante do distrito nos Campeonatos Nacionais da I Divisão. Tendo obtido na época de 1968-1969 o honroso lugar de terceiro classificado.

img429

O Ringue

Mais recentemente, na época 2000/2001, sagrou-se Campeão Nacional de Seniores Masculinos da então 2ª Divisão, tendo superado o Pinhalnovense na final disputada no Pavilhão Municipal de Constância.

1966 – Meias-finais da Taça de Portugal  (Seniores/Masc.);
1968 – 6.º Lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão  (Seniores/Masc.);
1969 – 3.º Lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão  (Seniores/Masc.);
1993 – 4.º Lugar na Taça Nacional (Cadetes Masculinos);
2001 – Campeão Nacional Seniores Masculinos 2ª Divisão B (Seniores/Masc.).

Campeões Nacionais Seniores – 2ª Divisão B

Hóquei em Patins

O Hóquei em Patins iniciou-sem 1958, e tem sido a modalidade que, na Marinha Grande, mais público tem atraído e também aquela que mais paixões e alegrias tem dado aos marinhenses tendo durante vários anos perseguido a subida à primeira divisão sonho que seria alcançado no final da época de 1995/1996 sob a batuta do treinador conimbricence Vasco Vaz, no ano em que era Presidente do clube o Eng. José Pires.

Na época de 1990/1991, dispondo de um plantel de luxo recheado de jovens valores da formação, o clube sagra-se Campeão Nacional de Seniores Masculinos da  3ª Divisão. Um momento histórico na vida do clube.

1987 – 2º lugar no Campeonato Nacional (Iniciados/Masc.);
1987 – 2º lugar no Campeonato Nacional (Iniciados/Masc.);                                                                                           1991 – Campeão Nacional da 3ª Divisão (Seniores/Masc.);
1996 – 1º lugar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro (Seniores/Masc.);
1997 – 10º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão (Seniores/Masc.);

2016 – Campeão Nacional da 3ª Divisão (Seniores/Masc.).

Campeão 1990-1991

Campeões Nacionais Seniores – 3ª Divisão

Patinagem Artística

Em 1975 sob a orientação de Virgílio da Cruz Ferreira e Luísa Santos iniciou-se no clube o ensino da Patinagem Artística modalidade que rapidamente ganhou o entusiasmo dos jovens da Marinha Grande. Tendo alcançado vários títulos nacionais.

1987 – 1º lugar no Campeonato Nacional de Pares (Juniores Masc/Fem);                                                               1989 – 1º lugar no Campeonato Nacional de Pares (Juniores Masc/Fem);
1990 – 6º lugar no Campeonato da Europa – Nadia Silva/Jorge Paulino (Iniciados Masc/Fem);
1991 – 1º lugar na Taça Ibérica – Joana Gonçalves (Juvenis/Femininos);
1993 – 1º lugar no Campeonato Nacional (Iniciados/ Masculinos).

Em 1996 a Câmara Municipal da Marinha Grande, distingue o Sporting Clube Marinhense com a Medalha de Valor Desportivo com Fita.

Em 1999 o Governo Português agracia o Sporting Clube Marinhense com a Medalha de Bons Serviços.

Copy link
Powered by Social Snap